segunda-feira, 23 de junho de 2014

Torino 2014 OF1724L - Move BH

Saudações, pra não perder o costume!
Eu estava meio desanimado com as postagens de desenhos em branco, pois frequentemente vi partes de minha obra espalhadas por aí sem a menor menção. O que mais me incomoda são as rodas, que tenho muito trabalho para conseguir fotografar e fazer, e que são utilizadas sem o menor respeito por muita gente aí. Pensei em parar de vez com as postagens, mas assim como existe a escória, existem os artistas legais. E é em respeito a eles que continuarei.
Hoje venho trazendo um desenho que fiz com muito zelo, mas muito mesmo. O Torino 2014 é um modelo que me cativou de primeira, mesmo com seus defeitinhos e detalhes que não me agradaram - vide portas assimétricas... 
Demorei 68 dias para concluir o desenho. Fiz várias medidas no carro para fazê-lo com a proporção mais perfeita possível. Repliquei vários detalhes, como adesivos do fabricante no pára-brisa de vidros verdes. Efeitos que realmente, testei nele, e que às vezes ficaram legais e permaneceram, e outras foram retirados. 

E digo, que ele não está totalmente pronto. Esta é a primeira versão dele que eu já considero utilizável, porque muitas bases por aí foram feitas às pressas e eu pessoalmente acho sofríveis. Não é orgulho nem nada do gênero, mas por respeito à quem pinta esses carros e usa em suas empresas, eu prezo pela qualidade e não pelo lançamento relâmpago. Sei que minha base não é perfeita, no final nas contas. Mas eu garanto que está muito mais em ordem do que algumas por aí, que não convém citar. 
Espero que gostem, realmente. E caso, ao pintar, achem bugs ou queiram denotar algo, enviem comentários ou e-mails. Critiquem. Isso é o que mantém a qualidade dos desenhos. 
A você que leu até aqui. Salve, pinte, sinta-se livre. Mas respeite como eu vos respeito. 
Obrigado.
Paulo Vasconcelos

* ATUALIZAÇÃO: O desenho teve alguns bugs corrigidos, graças à atenção de vocês! Meu muito obrigado, e quaisquer outros defeitos ou sugestões, basta comentar por qualquer meio! Nesta atualização, a máscara preta na porta dianteira foi corrigida, o escape modificado, e o elevador ganhou a tarja externa que estava faltando.

9 comentários:

  1. O espamento que o Mailson fez (não sei se você já viu), achei melhor que esse aí. Os faróis ficaram bons (são pintáveis), o interior ficou bonito. A parte superior frontal (em cima da janela do motorista) ficou bom também.

    Conclusão: ficou bem legal sua versão Paulo, parabéns. Tenho uma pergunta: vai ter outras versões do seu New Torino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Davi Veríssimo,
      Muito obrigado! É esse tipo de feedback que eu espero.
      Realmente, o escapamento é algo que terei que mudar. Olhando bem, foi o detalhe que menos gostei.
      Já estou elaborando esse carro em outros chassis, mas é complicado porque temos pouco material aproveitável de fotos na internet, que permitam cálculo de medidas ou que disponham de muitos chassis...
      Aguardarei um pouquinho para algumas versões, mas já para o Move publicarei em breve nos chassis B270F e 17.260OD.
      Obrigado!!!

      Excluir
  2. Apesar de gigante(1474px de largura),está lindo!Juntamente com a versão do Mailson,os únicos desenhos bons do Torino 14.Menos linhas e recortes deixaram uma aparência mais limpa e leve ao desenho,linhas com cores mais contrastantes,muitas linhas retas e curvas suaves,logomarcas bem feitas,o cuidado na aplicação de cada detalhe do interior chama a atenção também,além de não ter entrado na onda de muitos desenhistas,que não sei porque,jogam metade da dianteira e traseira do onibus pra vista lateral,gerando uma desproporção e arredondamento exagerado.Eu mudaria aí a dianteira na vista lateral,arredondando um pouco mais pra pegar mais o farol,o escapamento,as linhas delimitadoras da traseira,que descem até a altura do farol,diminuiria um pouco mais e também tirava aquela queda do para-choque traseiro,que faz uma mescla com a saia.No mais,digo que fez muito com pouco,sem exageros e que deu uma boa melhorada em relação ao Mega(que eu não gostei,então tive de fazer o meu rsrsrs),ótimo desenho e se puder,explore mais versões.Continue assim e melhorando sempre,vai ter sucesso e mais reconhecimento dos seus desenhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeff Will 64,
      A você também, muito obrigado por todas as opiniões!
      Como eu disse pro Davi Veríssimo, é esse tipo de feedback que eu quero, sempre com críticas construtivas e cunho positivo! Postar os desenhos em branco é um ato vazio se não tivermos esse contato.
      Bom, vamos às considerações.
      Realmente, o carro está enorme no desenho. É como foi com o Mega Plus, algumas coisas não me agradaram, mas toda base minha começa com um desenho técnico. Esse Torino não é diferente, o carro de verdade passou por várias medidas. Quanto aos detalhes citados, como a vista lateral da dianteira, é baseada em fotos - no caso, faço uma sessão que normalmente é composta de 100 a 200 fotos por carro, e me ajuda em muitos detalhes.
      A minha maior preocupação foi em relação à distância das portas. Nos carros do Move, é preciso ter muito cuidado com elas, pois se apresentarmos as laterais esquerdas de um Mega Plus e de um Torino 2014 juntas, as portas devem ter exatamente a mesma distância, calculada a partir do centro do vão da porta. Esta distância, é a mesma entre as duas portas centrais dos articulados.
      Aqui seguem dois links de parte do projeto em andamento, observe a base e uma foto da lateral do carro (na verdade duas)
      http://1.bp.blogspot.com/-X2SOlvQoCOA/U6tvY09LitI/AAAAAAAACqY/LFv-sz5vgCQ/s1600/Torino+2014+2.png
      http://1.bp.blogspot.com/-C5Bv-eMY_3A/U6twUsnhMmI/AAAAAAAACqg/Vul3GRAH9QM/s1600/03292014995.jpg
      Muito obrigado pelos votos positivos! E seguirei procurando sempre melhorar!
      Paulo Vasconcelos

      Excluir
  3. PAULO, parebéns pelo desenho. Curto demais suas postagens, mas são tão dificeis de achar seus desenhos!!! Espero que outras versões surjam nos demais chassis, tanto move quanto carrocerias convencionais normais e até um traseiro volvo, mb, scania ou vw.
    Quem sabe além do torino 2014, vc traga também o gran via 2014, né. Hoje em dia, estou utilizando o torino 2014 do caio luiz, porque em materia de perfeição (para mim), é o melhor até agora. Espero que vc traga outras versões para divulgarmos o seu trabalho.EMERSON SANTOS

    ResponderExcluir
  4. Olá sou do RDO http://rafaeldesenhodeonibus.blogspot.com.br/ e quero saber se estaria interessado em um Maxibus Dolphin 2014 Volvo preparado para o MOVE?
    abraços
    rafa1997.costa@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite Dá Pra Você Desenhar Um Campione 3.25 2011 Mercedes-Bens OF 1724 Blue Tec 5 Com Vidro Colado Padrão Expresso Nacional De Luxo 1035

    ResponderExcluir
  6. olá queria pedir um marcopolo torino 2014 Mercedes-Benz OF-1721 Bluetec 5 três portas
    http://onibusbrasil.com/foto/2906756/
    http://onibusbrasil.com/foto/2887391/
    http://onibusbrasil.com/foto/2835436/
    http://onibusbrasil.com/foto/2835940/ sem apintura,,email:wellyngtonlima@hotmail.com

    ResponderExcluir